O combinado não sai caro. Conheça os macetes para contratar um profissional freelancer

  • 1
  • dezembro 30, 2015
O-combinado-não-sai-caro

Contratar profissionais freelancers para seus projetos, dificilmente não seja uma experiência positiva. Eles são rápidos, entregam sempre projetos de alta qualidade, só que é interessante que tenhamos alguns cuidados ao contratarmos profissionais freelancers.

Quando falamos que o combinado não sai caro, estamos nos referindo ao momento antes da contratação. Se conseguir colocar na pauta do projeto e combinar corretamente com o profissional freelancer as delimitações deste projeto, você elimina qualquer contratempo futuro.

imagem 01

Por esse motivo que a Hora Extra separou alguns macetes para você contratar um profissional freelancer sem ter problema algum… vamos a estes macetes?

Macete 1 – Atividades

Descreva muito bem as atividades que deverão ser desempenhadas dentro do projeto. Vamos te dar alguns exemplos:

  • Contratar profissionais freelancers para eventos: Se for recepcionista, por exemplo, estabeleça corretamente suas funções, vestimenta, comportamento.
  • Contratar profissionais freelancers para redação de artigos: Diga quantas palavras vai querer por artigo, em que tipo de linguagem quer, como ficarão as referências e se quer imagens ou não. Além de temas e enfoques bem delineados

Macete 2 – Horário

Caso estejamos falando de um evento, estabeleça o horário de chegada com antecedência. Se o caso for um profissional freelancer em outras áreas, tome cuidado para que isso vire rotina ok? Rotina pode ser entendida como subordinação.

Em caso de um contrato de trabalho por hora, lembre-se de dizer sempre quantas horas mínimas e máximas que você precisa que o profissional freelancer trabalhe.

Macete 3 – Especificação do Público Alvo

Vamos usar os mesmos dois exemplos do macete 1 para facilitar a sua leitura e compreensão:

  • Contratar profissionais freelancers para eventos: Especifique o público alvo que ele atenderá. No caso de um recepcionista, a preparação para cuidar de crianças e para atender executivos é completamente diferente.
  • Contratar profissionais freelancers para redação de artigos: Diga corretamente para quem ele está escrevendo, para evitar que o artigo converse desalinhadamente com quem ele tem que atingir.

Macete 4 – Valor do contrato

Temos duas situações diferentes nesta situação, uma é o contrato por hora e outra é o contrato por projeto finalizado.

  1. Projeto por hora: Caso contrate um profissional freelancer em contrato por hora. Estabeleça corretamente o dia que será avaliado as horas trabalhadas e o dia do pagamento. Além disso, a expectativa de horas trabalhadas em cada período é fundamental para que um profissional freelancer faça a oferta condizente ao serviço que está precisando.
  2. Projeto por projeto finalizado: Depois de estabelecer o prazo de entrega, combine com o profissional o valor total do projeto finalizado e se você realizará entregas eventuais no meio do processo.

Por fim…

Este artigo te auxiliou a se precaver de eventuais problemas e disputas? Comente abaixo, nós da Hora Extra ficaremos felizes em conversar contigo!

Deixar Resposta