Os pontos fundamentais que devem ser levados em conta pelo freelancer a fim de ser contratado pelo Hora Extra

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  • dezembro 7, 2015
PONTOS FUNDAMENTAIS

 

Uma coisa muito importante para o profissional freelancer é atentar para as questões que envolvem sua contratação pela plataforma Hora Extra.

Mas convém saber que, a princípio, isso pode se tratar de um fator subliminar na mente do freelancer. No geral, os fatores que não são tão relevantes ou visíveis ficam encobertos pela parte técnica do trabalho ou da expertise do profissional.

Para ser contratado pela plataforma Hora Extra há de se colocar algumas questões que fazem espelhar a situação de um freelancer em face da dinâmica típica na operação contratante-contratado:

  1. Ter em mente a necessidade de ser bem avaliado: Esse é o passo inicial no investimento pessoal-profissional. O foco deve ser construir uma boa imagem junto a figura do contratante. Isso é fundamental tendo-se em vista que essa relação comercial basicamente se dá por meio de uma plataforma virtual.
  2. Pensar no efeito da multiplicação na medida em que quanto melhores as avaliações mais contratações em potencial. Mesmo que pareça uma obviedade, não raro esse aspecto se perde de vista por se tratar de um valor mais subjetivo, ou que está implícito nas relações comerciais realizadas dentro do universo digital.
  3. Considerar que atrair novos contratantes depende do que acham do seu trabalho e pessoa. Algo em voga no mundo moderno é a construção de relacionamentos duráveis e inteligentes. A Inteligência Emocional prega que numa relação comercial e interpessoal é fundamental autocontrole, discrição e empatia. Atrair novos clientes passa pela imagem que o profissional constrói ao longo de seus relacionamentos profissionais, e, por conta disso, de avaliações positivas sobre seu trabalho.
  4. Projetar e expansão de contratos. O freelancer da plataforma Hora Extra deve pensar grande e longe. Seu objetivo precisa estar alinhado com o aumento de sua renda ou com a obtenção de uma remuneração condizente com o que faz e, principalmente, fez. Como se distinguir da multidão de freelancers se não for pela divulgação de sua boa imagem? Como mostrar a potenciais clientes que o que você fez como freelancer é digno de nota só que do ponto de vista dos contratantes de seus serviços?
  5. Considerar ter bons relacionamentos nas redes sociais. Isto parece vital nos dias de hoje. Para um freelancer torna-se capital construir uma rede social que preze pelo respeito interpessoal, pelo compartilhamento de bons conteúdos, pela pronta colaboração. Ser contratado pela plataforma Hora Extra requer atenção e cuidado especiais por parte do freelancer, que deve ter em mente que se tornou uma pessoa pública nas redes sociais.

A força do relacionamento com os contratantes

 

Quando um contratante chama por um novo serviço dirigindo-se ao mesmo freelancer significa uma coisa clara: ele gostou do serviço anterior. Mas será que a figura do contratado também não pesou aqui?

No mundo do marketing digital atração é a bola da vez. Como atrair gente para que leia em diferentes segmentos e endereços na internet aquele texto tão especial que foi escrito para aquela pessoa – também em especial.

Pessoa? Dissemos “pessoa”?

Exatamente. Pessoa. Ou, como se diz no meio do marketing digital de atração, “Persona“.

Compreender bem a “persona” do contratante ajuda o freelancer a construir sua “persona” para o contratante. O objetivo aqui é a extensão de seu relacionamento comercial com o mesmo contratante, pois disso é que todos aqueles fatores discutidos acima ganham relevância.

Num paralelo direto, o freelancer pode se balizar na construção ou criação do que chamam de “buyer persona” (figura abaixo):

personas

Fonte da imagem: marketingdeconteudo.com

 O exercício levado à exaustão produz excelência

Isto é um ditado comprovável em quase todas as atividades humanas. Quanto mais se repete uma ação, melhor o resultado final. Assim também pode ser na construção de “personas” de um profissional freelancer e mesmo de potenciais contratantes.

Vivemos na diversidade e nela é que podemos extrair a exclusividade. Ser exclusivo a alguém em especial – a um contratante fidelizado no caso em foco – requer que se faça essa construção tanto quanto possível, pois é desse exercício que se produzirá excelência na maior parte dos níveis envolvidos no relacionamento. É o tipo de investimento que gera satisfação mútua.

 

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