
Você, profissional freelancer, trabalhou ultimamente com um contratante incrível, que pagou super bem e conseguir delimitar corretamente tudo aquilo que tinha que fazer? Então venha conosco e aprenda algumas atitudes para garantir uma recontratação com este mesmo contratante.
Este é um assunto que sempre é debatido dentro do blog da Hora Extra e graças a isso separamos 5 atitudes primordiais para aumentar drasticamente a chance de recontratação por um bom cliente.
1ª Atitude – Estabelecimento do prazo
Se você acha que consegue entregar um trabalho em uma semana, diga que entregará em 9 dias. Muito melhor surpreender o contratante entregando antes do prazo combinado do que sofrer algum contratempo e fugir do prazo.
O principal motivo de más avaliações está diretamente ligado ao prazo de entrega. Seja sincero, porém não jogue o prazo muito longe para não assustá-lo.
2ª Atitude – Preço justo
Passar um preço justo tanto para você quanto para o cliente é um passo fundamental para a recontratação. Pense conosco:
- Se cobrar pouco: Vai acabar desmotivado para trabalhar por merrecas, o que resultará numa má qualidade no trabalho. Má qualidade no trabalho é igual à sensação de dinheiro jogado fora para o contratante
- Se cobrar muito: Pode afastar o contratante, principalmente se for um contratante novato nesta modalidade. Outra consequência é este cliente nunca mais voltar a plataforma para contratação.
3ª Atitude – Cordialidade
Educação e cordialidade nunca são demais. Isso não tem a ver com perfil do cliente, tem a ver com o perfil do profissional freelancer. Tenha cordialidade, com certeza a sensação do cliente será de que você é um profissional freelancer treinado e capacitado para a função e provavelmente sua avaliação será melhorada.
4ª Atitude – Chamada para um próximo trabalho
Sempre agradeça ao final de cada trabalho, além disso, demonstre interesse em fazer revisões no trabalho já feito, caso o cliente ache necessário. Depois disso fale que você está disponível para este contratante e diga que sempre dará prioridade aos trabalhos deste cliente.
5ª Atitude – Qualidade sempre
Assim como educação e cordialidade nunca são demais, qualidade também não é. Revise, revise, revise e pense sempre no que pode melhorar em seu trabalho. Se por exemplo, você fizer um trabalho excelente e este contratante optar por outro profissional freelancer para um próximo trabalho e este profissional não for tão bom quanto você…
… Com certeza este cliente entrará em contato contigo para próximos projetos.
Resumindo: Sinceridade, preço justo, educação e cordialidade, uma boa chamada para um próximo trabalho e qualidade. Estas são as atitudes básicas de qualquer bom profissional freelancer.
Tem mais alguma atitude que você, como profissional freelancer, acha necessária para alcançar o sucesso? Comente abaixo, temos muito a aprender contigo!