Quando o contratante sabe de fato que está inovando ao contratar um freelancer?

  • 7
  • dezembro 3, 2015
Quando contratar um freelancer é inovação

 

Todo profissional freelancer parece andar na corda bamba em algum momento de sua atividade. É quando ele precisa mostrar, cativar e consolidar sua atuação junto aos seus potenciais clientes. Eles precisam estar seguros de que encontraram o melhor profissional para o job.

Clientes que contratam serviços freelancer muitas vezes não têm noção clara ou evidente de que um profissional que parece atender a dezenas de clientes pode realmente ter alguma coisa diferencial – afora sua expertise – de modo que traga outros benefícios que vão além do próprio serviço para o qual ele poderá ser contratado.

Muitos contratantes não fazem essa conta: freelancer contratado + experiências ou diferenciais do profissional é = a conhecimento único digno de um consultor de negócios, ou, ainda melhor, digno de um consultor especializado em qualificar o job para o qual é contratado.

O Freelancer e suas experiências adquiridas

 

Levando em consideração que a maior parte da população em algum momento precisou passar por experiências únicas em seu trabalho e dedicação profissional, chega-se à conclusão que uma pessoa que exerce atividades profissionais em algum setor possui domínio sobre um conhecimento que geralmente traz outros conhecimentos de carona. É assim com a atividade digital – para ficar numa só -, em que o profissional precisa dominar certos programas com os quais poderá levar a cabo certas tarefas e assim por diante.

Na realidade, fazer muitas coisas que não seja exclusividade somente de um objetivo único como “ganha-pão” vai conferir ao profissional condições de crescer e de buscar algum diferencial que o torne único – como se fosse mesmo a “pedra de toque” de todo profissional competente.

Compreende-se com isso que as competências são geradas das experiências adquiridas do profissional. Numa visão rápida, segue abaixo uma lista de três coisas que um contratante adquire ao contratar um freelancer, claro que, muitas vezes, como dito, sem fazer cálculo do valor que poderá agregar a sua necessidade do momento:

  1. O profissional freelancer pode ter aprendido a lidar com demandas diferenciadas, e isso inclui tarefas com prazos apertados, pressões de chefia, relacionamento com equipes, etc.
  2. O profissional freelancer teve de assimiliar culturas de empresas diferentes, cada qual com uma missão e objetivos únicos de acordo com seu posicionamento no mercado, seus projetos, etc.
  3. O profissional freelancer conseguiu reunir todo o aprendizado dentro de uma pessoa só, podendo transmitir conhecimentos específicos ou especializados, tornando-se, grosso modo, numa espécie de consultor indo além do serviço prestado.

Os benefícios intangíveis do contratante

 

Especial atenção dada a questões de valor na contratação de serviços freelancers deve ser pesada pelos contratantes, sobretudo se tomar o freelancer como um profissional estratégico que pode trazer ideias interessantes à empresa do contratante, facilitando certas implementações no plano de ação do empreendimento em foco .

Questões como:

  1. Ao contratar um bom profissional freelancer o contratante ganha um parceiro estratégico para o seu negócio, confiando que aquele sabe como lidar com as dificuldades do trabalho.
  2. O contratante pode obter uma visão que talvez nem tinha no início na contratação, levando em conta que o profissional freelancer pode fazer uso de variáveis que não faziam parte da visão original do contratante antes mesmo de este contratar o serviço.
  3. O contratante também pode ter um panorama privilegiado de realidades que não fazem parte de seu metier, e isso pode se traduzir em melhorias de seu próprio negócio na medida em que o profissional freelancer tenha vivido inúmeras experiências dentro do seu mercado profissional.
  4. O contratante pode também obter vantagens competitivas, informações que não são fáceis de achar, que podem ser tão particulares ao universo do freelancer, porém relevantes no todo.

A equação final entre contratante e contratado freelancer

 

Em linhas gerais, a equação desse tipo de relacionamento entre contratante e contratado freelancer mostra um resultado interessante: o contratante não percebe que está inovando ao contratar um profissional freelancer.

É que os ganhos ou benef[cíos intangíveis estão encobertos pelos benefícios diretos e palpáveis como acontece na efetivação do serviço em si, ou na entrega de um trabalho contratado.

Mas é na aposta do contratante em trazer para seu negócio ou empreendimento um profissional talhado por inúmeras vivências no seu mundo pessoal e profissional que pode fazer toda a diferença.

Levar em consideração que um profissional especializado é uma pessoa que investiu tempo, dinheiro e esperanças em conquistar um lugar ao sol – e que agora na posição de freelancer pode realmente brilhar – tende a tornar a relação muito mais efetiva. Quem não quer alguém que possa dar bem mais por menos?

Se a ideia é compreender o resultado dessa equação o melhor nesse caso é entender que um lado se retroalimenta do outro, formando uma cadeia potencial de crescimento que tangencia a imprevisibilidade dessa suposta união.

O contratante deve pesar os ganhos intangíveis ao passo que o contratado freelancer pode avaliar de que maneira contribuir de forma única àquele que apostou em suas experiências e conhecimentos. É quando se dá a grande equação final dessa conjunção de expectativas. É quando se chega à conclusão que valeu a pena unir os esforços.

 

Palavras-chave:  profissional freelancer, serviços freelancer

Deixar Resposta